O Restaurante
Um olhar sobre o lugar, as pessoas e a comida…
Saiba mais sobre nossa história
Um casal de iraquianos vem para o Brasil com um sonho: estabelecer aqui o que os mantinha na terra natal – um restaurante. Cinco anos após terem chegado em terra brasilis, eles finalmente realizam esse sonho. No dia 14 de dezembro, Copacabana ganhou um elegante estabelecimento de comida árabe, que conquista, além do bom gosto e simpatia de seus proprietários, por algumas curiosidades…
Victor e Mariana Palis montaram o Baghdad com preocupação em todos os detalhes. O cliente já se encanta com a entrada, que é uma cópia da Babilônia, feita há 6000 anos pelo 1º. rei do Iraque, Hamolabi. Victor conta que o soberano inventou dois dos bichos que enfeitam a região para agradar a namorada. Já dentro do restaurante, o olhar atento constata maravilhas, como azulejos e objetos importados da Arábia Saudita, do Iraque e do Marrocos.
A beleza do ambiente não tira o mérito da cozinha. São dois cozinheiros, um árabe e outro brasileiro. No cardápio, pratos da culinária árabe e judaica. Isso mesmo, judaica. “Quero paz com todo mundo”, afirma o católico Victor, “e também gosto muito da comida judaica”, completa. Entre as bebidas, opções deliciosas de receitas vindas diretamente do Oriente Médio.
Nossos Produtos têm Certificação HALAL
O que é HALAL?
HALAL significa “permitido” em língua árabe, e é uma menção a tudo que está em acordo com a jurisprudência religiosa, ou seja, tudo aquilo que praticamos, falamos, comemos ou bebemos deve obedecer requisitos celestiais para que se torne permitido.
Quando começou o HALAL?
Na época pré-islamica os povos tinham o costume de matar os animais de qualquer forma, consumir animais já mortos ou sacrificá-los como oferendas aos seus ídolos. Foi então que a mensagem de Deus foi revelada ao profeta Mohammad (S.A.A.S): “Comei, pois, de tudo aquilo sobre o qual tenha sido invocado o nome de Deus…” (Alcorão Sagrado, 6:118).
A partir daí, o abate do animal deveria seguir um ritual especifico de caráter espiritual, de tratamento e higiene. Entre tais estão alimentar e criar o animal adequadamente, invocar o nome de Deus no momento do abate e posicionar o animal na direção de Meca ao degolá-lo. Procedimentos como estes já tinham sido revelados por Deus a seus profetas, e temos citadas na Biblia Sagrada regras claras de proibição de alguns alimentos e bebidas, como a carne de porco e bebidas alcoólicas por exemplo.
O HALAL diz respeito apenas às carnes?
O HALAL abrange mais do que as carnes, pois todo e qualquer alimento ou bebida pode ser classificado como permitido ou proibido. Café, sucos, doces, condimentos, alimentos processados, bebidas, temperos ou quaisquer produtos podem ser considerados proibidos caso não sejam respeitadas as condições adequadas de produção e preparo.
Porque devemos consumir alimentos HALAL?
O alimento pode influenciar o espírito, comportamento e a saúde moral e física do ser humano, por isso, o Islam tornou obrigatório que nos preocupemos em conhecer a origem daquilo que consumimos. Sendo assim, temos sempre que averiguar se o que consumimos está em conformidade com as regras religiosas ou não.